5 dicas de como organizar a sua vida financeira

credito consignado

Aprenda a controlar e organizar a vida financeira de forma prática e simples!

 Organizar a sua vida financeira de forma prática e rápida, se torna possível quando você dedica o seu tempo e tem um propósito em mente! Não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível!

Em primeiro lugar, você sabia que por meio da organização financeira é possível evitar o endividamento? 

De acordo com levantamento realizado pelo Jornal Contábil (2020) o Brasil tem em torno de 63,4 milhões de brasileiros com dívidas ativas em seu CPF, ou seja, pessoas com o nome negativados.  

E para que você não se enquadre nessa estatística de inadimplentes continue lendo o blog post.  

5 dicas de como organizar a sua vida financeira 

1. Entenda a real situação de sua vida financeira 

Para que você comece a organizar a sua vida financeira, é preciso listar todos os seus custos fixos (custos mensais), por exemplo, conta de água e luz. E custos variáveis (são aqueles que não são programados durante o mês), por exemplo, restaurantes e afins. Consequentemente você terá uma visão de todos os seus custos. 

Além disso, para facilitar a sua organização, o ideal é criar um planejamento financeiro.

2. Negocie todas as suas dívidas 

Procure as empresas que você está devendo e proponha uma negociação que seja benéfica para os dois lados e principalmente, valores que caibam no seu bolso e não prejudiquem o pagamento de outras contas. 

3. Não gaste com produtos e/ou serviços desnecessários  

Às vezes nos deparamos com produtos e/ou serviços que julgamos ser necessários naquele momento, entretanto, precisamos pensar se realmente vai valer a pena o investimento. 

Encontrar o equilíbrio entre razão e a emoção, é desafiador! 

4. Troque dívidas com juros altos com uma com juros mais baixos

Os juros mais altos das linhas de crédito do mercado, é basicamente o cheque especial que é em torno de 7,8% e o cartão de crédito tradicional que é em torno de 12,8 a 16% por um crédito consignado, que sua taxa de juros varia em torno de 1,8 a 2,08%.  Por fim, é desta maneira que você pode diminuir os custos das despesas de sua família e ainda obter uma ajuda financeira

5. Reserve um valor para imprevistos 

Não tem como saber quando um imprevisto irá acontecer e por esse motivo, é essencial que você se antecipe a ele. 

E como posso me antecipar a imprevistos ? 

Reserve uma quantia de sua renda ou benefício mensalmente e só gaste quando for realmente necessário. E quando a reserva for utilizada, não esqueça que no próximo mês, o valor deve ser ressarcido no mínimo com a quantia que você sempre guarda ou o valor total que foi utilizado naquele imprevisto. 

3 Formas de organizar as finanças com ajuda da tecnologia

  1. Organizze (APP)

O aplicativo Organizze está disponível nas lojas do Play Store e da Apple Store e fornece como principal recurso a possibilidade de acompanhar relatórios em gráficos e alertas sobre contas a pagar e tantos outros recursos.  

  1. Grana (APP)

O aplicativo Grana está disponível apenas nas lojas do Play Store de forma gratuita e permite que o usuário realize o cadastro direto com as contas bancárias e de cartões, portanto é desta maneira que irá ficar mais fácil controlar as perdas e os ganhos. 

  1. Planilhas online (Planilhas) 

Se você preferir, também tem a possibilidade de criar uma planilha online para acompanhar a sua vida financeira utilizando o Google Planilhas. 

Em resumo, evitar o endividamento e organizar a vida financeira não é uma tarefa fácil, requer determinação e encontrar o equilíbrio de nossas ações racionais e emocionais. 

Precisando, chame o nosso time de especialistas da IsoCred

Deixe um comentário