Antecipação de parcelas: Saiba como fazer!

antecipação de parcelas

Entenda como você pode solicitar a antecipação de parcelas de forma prática!

A antecipação de parcelas é uma maneira pela qual você pode adiantar as parcelas da sua linha de crédito e desta maneira, você pode equilibrar o seu planejamento financeiro e diminuir o tempo de pagamento do seu crédito, proporcionando a você maior nível de tranquilidade. 

Afinal, o que é antecipação de parcelas?

Antecipar parcelas, significa que você vai adiantar o pagamento de determinadas parcelas antes do prazo de vencimento. Consequentemente, você terá o direito de se apropriar de um desconto sobre o valor a ser pago para a sua credora.  

Como funciona a antecipação de parcelas ? 

Em primeiro lugar, é importante entender se você vai realizar o pagamento de forma parcial ou quitar a dívida integralmente. 

  • Pagamento parcial: Neste caso, você quita uma ou mais parcelas do seu crédito. Por fim, o abatimento das taxas de juros é feito de acordo com o cálculo de desconto. 
  • Pagamento integral: Nesse caso, é quando o contratante antecipa todas as parcelas de uma vez só.

Em segundo lugar, procure a instituição financeira na qual você tem a sua linha de crédito e procure identificar as informações do tipo: quantas parcelas  ainda faltam para finalizar a quitação do seu crédito, quais são os descontos que serão proporcionados a você e como  funciona o processo de antecipação. 

Por fim, antes de prosseguir com o processo de antecipação das parcelas é fundamental que você analise em conjunto com a sua família e o seu planejamento financeiro, se essa ação não irá influenciar um desequilíbrio de contas. Ou seja, tenha um controle sobre as dívidas. 

Quais são as vantagens da antecipação?

As principais vantagens em antecipar parcelas da sua linha de crédito é a possibilidade de ter uma flexibilização do seu orçamento e a redução dos juros. 

  1. Flexibilização do orçamento: Por meio do pagamento antecipado de sua dívida, é possível flexibilizar o seu planejamento financeiro e balancear. 
  1. Redução de juros: Quando você faz esse tipo de processo, você tem direito de receber um desconto sobre o valor das parcelas. 

E vale lembrar, que esse direito é assegurado pela  LEI Nº 8.078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 – Código de Defesa do Consumidor.  

Além disso, quando você faz esse tipo de processo, você está diminuindo o prazo de pagamento das parcelas. E poderá usufruir o valor que era direcionado ao pagamento de sua linha de crédito em outras modalidades ou até mesmo poupar o dinheiro para que depois possa realizar uma viagem com a sua família. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários ou entre em contato com a nossa equipe de especialistas da IsoCred.

Deixe um comentário