Saiba o que é custo efetivo total da sua linha de crédito!

custo efetivo total

Custo efetivo total, entenda o que é e como calculá-lo!

Certamente a maioria das pessoas que buscam as linhas de crédito para a realização de um sonho ou por outro motivo, avaliam somente as taxas de juros do crédito. Entretanto, é importante se atentar ao custo efetivo total, para analisar com maior exatidão sobre o custo da contratação do crédito no final do pagamento do mesmo e se realmente vai valer a pena.

Afinal, o que é o custo efetivo total? 

O custo efetivo total também conhecido por sua abreviação: CET.  E significa que essa taxa de juros é a soma de todos os atributos (taxas, IOF, seguros,  entre outros custos)  da sua linha de crédito.  

Vale lembrar, que todas essas informações e valores de cada tarifa está no contrato.  Portanto, realizar a leitura e esclarecer cada ponto do mesmo, se faz fundamental nessa etapa. Para que você não fique com dúvidas e saiba o que está pagando.

Para que serve? 

Basicamente, o CET é um indicador para que você tenha mais clareza sobre o valor final da sua aquisição do empréstimo.

Além disso, é necessário que você analise o seu planejamento financeiro e se as taxas dessa modalidade e se não irão interferir negativamente no seu plano financeiro ao decorrer do tempo. 

Como calcular o custo efetivo total? 

Em primeiro lugar, para você calcular o CET é preciso que tenha em mãos os valores das taxas que serão cobradas de você por causa da sua linha de crédito e depois somar os mesmos. 

Por exemplo: JUROS + TARIFAS + SEGUROS + IMPOSTOS + CUSTOS = CET

Em segundo lugar, multiplique o valor encontrado anteriormente por 100 %, para obter o valor em porcentagem.

Pode cobrar de forma antecipada o CET?  

Fique atento, que como qualquer outra taxa de juros, não é permitido realizar a cobrança de forma antecipada do CET. Essa prática ilegal, perante o Banco Central do Brasil

E se caso, alguma instituição financeira colocar isso como obrigatoriedade para você, desconfie, pois provavelmente é um golpe financeiro. 

Por fim, o CET é um indicador que tem como objetivo deixar claro a você qual é o custo total pelo qual você está pagando por adquirir uma linha de crédito. 

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários ou entre em contato com o nosso time de especialistas da IsoCred

Quer saber mais?

Então siga a gente nas redes sociais para ter acessos a mais conteúdos exclusivos!

Instagram: instagram.com/isocred.campinas/
Facebook: facebook.com/IsoCred-Campinas-105267991546542

Confira também os nossos produtos:

Mande suas críticas, elogios e sugestões para campinas@isocred.com.br

No comments
Deixe um comentário