Saiba como se prevenir contra golpes financeiros!

golpes financeiros

Golpes financeiros: 5 maneiras para se prevenir contra eles!

Golpes financeiros, são praticados por golpistas. E esses estão cada vez mais criativos em driblar os processos e as pessoas, ocasionando sérios problemas financeiros.

Nesse sentido, para que você não cai em golpes financeiros, é preciso compreender as linhas de crédito que normalmente são ofertadas e as 5 dicas para evitar esse tipo de problema.

No Brasil as linhas de crédito mais comuns se baseiam em: crédito pessoal, consignado, imobiliário, cheque especial, cartão de crédito e débito em conta. Sendo que cada uma dessas modalidades possuem particularidades diferentes.

Afinal, houve um aumento de golpes financeiros no Brasil?

Há muitas formas que os golpistas encontram para enganar as pessoas e durante a pandemia causado pelo Coronavírus (Convid 19), houve um aumento de golpes financeiros no Brasil de 44% onde as empresas fraudulentas utilizaram nomes de instituições  financeiras renomadas e de bancos para prosseguirem com suas ações ilegais. 


De acordo com uma pesquisa realizada pela Rebelblog (2020), aponta que o golpe mais comum é a exigência de taxas antecipadas por empresas que se titulam financeiras.

Considerando isso, os golpistas utilizam termos que o contratante não irá desconfiar durante a solicitação do empréstimo para prosseguirem com a fraude, por exemplo: ‘’ taxa de conveniência’’, ‘’depósito de liberação’’, ‘’juros antecipados’’ ou ‘’taxa de avalista’’. E caso, alguém mencionar esse tipo de expressão para você em algum momento da negociação, desconfie. Pois, provavelmente é uma fraude.

É preciso ficar atento e desconfiar imediatamente de ‘’empresas’’ que solicitam qualquer antecipação de taxas ou pagamentos, pois o Banco Central do Brasil (BACEN) que é o órgão responsável por  esse tipo de negociação financeira não autoriza nenhuma instituição a realizar cobranças antecipada e se caso isso acontecer com você no momento da solicitação do crédito, desconfie porque provavelmente é um golpe.

Saiba 5 maneiras  para se prevenir contra golpes e desta maneira evitar possíveis dores de cabeça:

1. Pesquise sobre a financeira

Em primeiro lugar, faça uma busca rápida em diversos canais de comunicação, como: Google meu negócio, reclame aqui e nas redes sociais. Com o objetivo de analisar as avaliações e comentários sobre a empresa e como a empresa realiza a interação com os seus clientes.  

Dependendo do que você encontrar em cada canal de comunicação, procure entrar em contato com a empresa e averiguar a existência da mesma e neste caso, não se esqueça de solicitar o CNPJ para fazer uma consulta no site da Receita Federal

2. Contratação do empréstimo

Na verdade, esta dica vale para qualquer tipo de contrato que você for assinar em algum dia.  

Realize a leitura do contrato e se atente a cada taxa de juros incluída no documento. E se por acaso você desconfiar de algum valor, pergunte ao vendedor e peça para que ele explique a você. 

Acima de tudo, independendo do contrato e do negócio no qual está lidando, a leitura é imprescindível.

Lembre-se, as taxas de juros mais comuns neste mercado se baseiam por exemplo em:

  • Juros simples;
  • Juros compostos;
  • CET (Custo Efetivo Total);
  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras – Imposto Federal);
  • Juros da própria linha de crédito. 

3. Não pague nenhuma taxa antecipadamente 

Vale ressaltar que se a empresa contratada solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado, desconfie, pois provavelmente é uma fraude. 

O Banco Central do Brasil, não permite esse tipo de prática e é considerada ilegal. 

4. Não informe senhas

Não informe seus dados pessoais a pessoas desconhecidas e principalmente, não informe suas senhas de bancos, cartões e demais informações sigilosas.

5. Procure empresas que tenha uma boa reputação 

Procure por empresas que você consiga se relacionar de maneira harmônica e que em seu legado tenha valores que você acredita, desta forma vocês desenvolvem  um relacionamento de confiança.

Além disso, um negócio que se preocupa com a sua reputação no mercado, deixa transparecer que é uma empresa focada em criar bons relacionamentos com os  negócios.   

Portanto, para que você possa realizar a sua solicitação de crédito sem stress, recomendamos que sempre procure na Receita Federal pelo CNPJ da empresa e siga essas dicas citadas anteriormente, o que resultará na mínima probabilidade que você caia em fraudes. 

Por fim a nossa recomendação é:  Se infelizmente algum dia isso acontecer, faça as denúncias sobre  possíveis golpes financeiros por meio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou no Procon de seu município. 

Confira também os nossos produtos:

https://isocredcampinas.com.br/

Além disso, você também pode conferir as nossas redes sociais:

No comments
Deixe um comentário