Aprenda a criar um planejamento financeiro pessoal eficaz

planejamento financeiro pessoal

Torne a sua vida mais fácil por meio de um planejamento financeiro pessoal !

Organizar e controlar a vida financeira não é uma tarefa fácil, entretanto, por meio de um planejamento financeiro pessoal, isso se torna realidade.

Por causa disso elaboramos para você, esse artigo exclusivo sobre planejamento financeiro. Esperamos que gostem!

Boa leitura!

O que é planejamento financeiro pessoal?

O planejamento financeiro pessoal é uma ferramenta estratégica que visa organizar e controlar os gastos e ganhos financeiros mensalmente.

Além disso, por meio dessa ferramenta é possível que você alcance com mais facilidade os seus objetivos. Por exemplo: realizar uma viagem, reformar a casa ou organizar as finanças.

Em outras palavras, o planejamento financeiro é uma ferramenta que ajuda a identificar compras desnecessárias que influenciam negativamente no seu orçamento.

Saiba a  importância de um planejamento financeiro! 

O desenvolvimento de um planejamento financeiro é importante, pois é uma forma de organizar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, proporciona a você uma vida mais tranquila.

4 dicas para criar um planejamento financeiro eficaz

Para que você possa criar um plano financeiro pessoal com mais eficiência, é necessário que você comece a planejar em um ambiente calmo e de preferência que esteja apenas você no local. 

Por esse motivo, separamos 4 dicas para que você possa seguir e desenvolver um plano financeiro com um elevado número de resultados positivos.

1.Organize todos os seus custos 

Avalie todos os seus custos fixos (aqueles que são indispensáveis na sua vida, por exemplo, conta de água, luz ou gás) e os custos variáveis (são custos que não estão presentes em todos os momentos ou que não necessariamente contribui para a sua sobrevivência, por exemplo, restaurante, pacote de tv e telefonia ou a ida em um cinema).

2. Liste os custos em categorias 

Listar em  categorias, quando você separa todos os seus custos em categorias é possível identificar com mais clareza, os itens que podem ser cortados e que em outro momento certamente, poderá voltar a sua lista. 

3. Reserve uma quantia de dinheiro mensalmente 

Faça uma reserva, destinada para situações de imprevisto. Não precisa ser necessariamente uma quantia muito alta, apenas o suficiente para que você possa lidar com uma situação difícil.

4. Utilize ferramentas de controle financeiro

A dica é simples, invista na sua educação financeira e nas ferramentas de organização que mais se adequam ao seu perfil.

Você pode contar com a ajuda de uma planilha do Excel ou de aplicativos financeiros disponibilizados no Play Store ou App Store, como: Moblis – Controle Financeiro e Finanças Pessoais ou Minhas Despesas.

Saiba quais são os benefícios de um planejamento

Os benefícios em ter uma planejamento financeiro, vai muito além, de poder controlar as decisões de sua vida e não ser mais refém do seu próprio dinheiro.

Você também pode contar com as seguintes vantagens, tais como: 

  • Estar preparado para possíveis imprevistos;
  • Possibilidade de fazer investimentos; 
  • Controle do seu dinheiro e possibilidade de realizar mais sonhos.

Concluímos que por meio deste planejamento, é possível traçar o sucesso da realização de seus sonhos e retomar o controle de suas finanças com mais precisão do que nunca. 

Quer saber mais?

Então siga a gente nas redes sociais para ter acessos a mais conteúdos exclusivos!

Instagram: instagram.com/isocred.campinas/
Facebook: facebook.com/IsoCred-Campinas-105267991546542

 

Confira também os nossos produtos:

https://isocredcampinas.com.br/

Mande suas críticas, elogios e sugestões para campinas@isocred.com.br

No comments
Deixe um comentário